Páginas

Cuide dos olhos de seu cão

Problemas oftálmicos

As alterações nos olhos dos animais requerem atenção especial, pois caso não cuidadas, podem inclusive levar a diferentes graus de deficiência visual ou mesmo cegueira. Além do mais, a camada mais externa dos olhos (córnea) é muito sensível e qualquer alteração ocular pode causar muita dor e desconforto nos cães. Comumente cães com problemas oftálmicos demonstram coceira nos olhos, dificuldade para abrir as pálpebras, piscar excessivo, mudança na coloração dos olhos (azulados, avermelhados ou esbranquiçados), secreções espessas ou excessivas entre outros sinais. Entre as causas mais comuns de alterações nos olhos dos cães são: conjuntivite, úlceras de córnea, cataratas, "olho-seco", protrusão da glândula da terceira pálpebra e glaucoma. A catarata surge como uma opacidade ou esbranquiçamento do olho e, em geral, pode ser causada pela senilidade (envelhecimento), mas também pode ser congênita (má-formação) ou ainda por diabetes. A catarata causada pela diabetes normalmente forma-se rapidamente e é acompanhada por grande aumento na sede e volume de urina. O glaucoma costuma causar muita dor nos olhos e às vezes observa-se um olho mais "estufado" que o outro.

Como os olhos são muito sensíveis, não se deve colocar colírios ou pomadas sem orientação veterinária. Alguns colírios usados incorretamente podem agravar lesões inicialmente simples. Até que o cão seja examinado pelo veterinário, pode-se limpar os olhos com soro fisiológico ou água boricada para remover secreções e lubrificar os olhos. Os olhos podem ainda exibir alterações que são reflexo de infecções orgânicas. Não é raro animais com doença causada por carrapatos ou mesmo infecções uterinas graves apresentarem alterações oculares.

Os exames realizados nos olhos dos animais incluem avaliação da resposta da pupila à luz, fundo de olho, colírios marcadores, tonometria (medir pressão ocular) entre outros mais específicos. O tratamento dos problemas nos olhos envolve o emprego de colírios, pomadas, medicamentos antiinflamatórios, antibióticos e cirurgias. Ao mesmo tempo recomenda-se o uso de colar elizabetano para evitar que o cão coce os olhos e, assim, evita-se o agravamento das lesões.

Autor: Prof. Paulo de Souza Jr.,MV, Ms

Fonte: Universo do cão


Compartilhe:
Widget [ FerramentasBlog.com ]

3 comentários:

Amaryllis Pereira disse...

Essa questão dos olhos, principalmente nas raças de olhos protuberantes, é bem séria. Temos um cliente shih tzu que quase perdeu um olho devido a uma úlcera de córnea. Deu um trabalhão, mas hoje seu olho está quase 100%.

Anônimo disse...

oii tenho uma shitzu ela esta com ucera de cornea levei ao veterinario a ucera estava pequena receitaram para mim uma pomada chamada alercan mas a ucera aumentou e ela esta com uma cor esbranqueçada no olho inteiro gostaria de saber se este´pode ser algum ouro poblema ou é causado pela ucera ?

Unknown disse...

Olha ! Eu não sou veterinário ,mas posso perguntar a Amaryllis (comentarista anterior) e posto aqui a resposta , ok ?